A Bianca e o desfralde

10961899_843534049041035_1148251795_n

 

Li que a fralda é a grande divisão que separa os bebês das crianças. Talvez seja esse um dos motivos que adiei tanto. Esse e o fato de que criança nenhuma aprende de uma hora para outra. Aprendem rápido, mas durante esse aprendizado pode surgir xixi pela casa e por aí vai. E não imaginava passar em média uma semana (é o tempo que dura na maioria dos casos o processo do desfralde. Alguns menos outros mais), correndo atrás e limpando acidentais xixis, número dois etc.

E sabia que começando cedo poderia ter alguns problemas (tem livros que assustam dizendo que casam dramas irreparáveis!). O ideal é em média aos dois anos quando os músculos esfincterianos do seu filho (a) estão amadurecidos para dar início a esse processo. Mas quanto a isso ainda há pesquisas divididas sobre essa questão. Acho que o treinamento depende tanto da questão física quanto da prática. Daí o medo, a tal da prática que implica em orientação e ensinamento, além dos eventuais acidentes.

Eu não estava pronta. Ela sempre odiou colocar fraldas e tirava ocasionalmente sem eu pedir. Queria parar de usar fralda então a primeira coisa que toda mãe deve ficar atenta é aos sinais que toda criança dá. Bianca deu vários e eu decidi ignorar e deixar para depois. Esperar o verão que seria mais calor ( Resumindo, ia empurrando com a barriga).

Bom, nesse meio tempo a Bianca resolveu se desfraldar sozinha. Sim, você leu certa, minha filha de desfraldou só. Assim como a chupeta como disse aqui. Podem achar incrível a independência dela, mas a mamãe aqui quer a bebê e se assusta com tamanha independência. Claro que eu já tinha mostrado o troninho, falado para usar (isso ela com e sem fraldas) e antes já tinha feito certo com sucesso. Como disse acima EU que não estava preparada para isso.

Claro que não foi tudo um mar de rosas. Ela fazia certo, mas não me chamava para limpá-la então várias calcinhas sujas. Então o ensinamento da mamãe aqui foi o de me chamar para limpar. Xixi ela mesmo passa papel (!). E agora me chama depois de fazer coco para limpar o bumbum.

As fraldas  ela não quer usar nem para dormir ( eu coloco depois que ela dorme), amanhecem vazias ou ela tira quando levanta sozinha para ir ao banheiro. Não precisei sequer acordar ela nessa transição.

Foi uma surpresa e um alívio. E fico pensando se em um próximo filho será assim. Dei sorte? Não sei. Quando a vejo aprender tudo tão rápido e absorver tudo assim fico assustada, orgulhosa, feliz, receosa um misto de emoções que faz parte de todo coração de mãe.

10965696_843534075707699_1852581515_n

 

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram