“A Culpa é da Mãe – Reflexões e Confissões Acerca da Maternidade”

_FOT0135Eu estava passeando e resolvi dar uma entrada em uma livraria para ver os novos títulos. Como sempre, esperava encontrar algo que realmente me interessasse para ler. Afinal, como vocês sabem, sou completamente apaixonada por livros e literatura em geral.

Então, de repente, e não mais que de repente, eu me deparei com um livro que tinha um título verdadeiramente intrigante: A Culpa é da Mãe. Sendo eu uma mãe de primeira viagem, e achando que estava fazendo tudo errado em relação a esse papel, resolvi abrir o livro, apesar de estar bastante cansada.

Ao fazer isso, eu me surpreendi ao ver que a primeira inscrição era: “A culpa é da Mãe mesmo? Este livro é indicado às mães estressadas, culpadas, inseguras, impacientes e, acima de tudo, cansadas… Muito cansadas”. Parei por aí mesmo! Sem hesitar, levei a obra até o caixa e, sem perder tempo, comecei a ler avidamente.

Sem dúvida, foi a melhor coisa que fiz, pois trata-se de um deleite a cada capítulo. Por quê? Simples! Porque embora nos primeiros capítulos ela fale a respeito de outras gerações – com as quais eu acabava me identificando por causa de minhas avós –, quando a autora, a psicoterapeuta Elizabeth Monteiro, relatava suas vivências, eu me identificava totalmente!

Resultado: ria e chorava junto. De leitura acessível, é impossível uma mãe não se identificar com esse livro e se compadecer com as muitas lutas travadas pela autora. Leitura obrigatória para todas as mulheres que têm o instinto da maternidade “gritando” em suas almas.

Afinal, quantas mulheres enfrentam o desafio de ser mãe sem ter aquele sentimento de fracasso e culpa rondando 24 horas por dia? Viver entre brigas, choros, fraldas, chupetas, além de cuidar da casa, do marido e dar conta do trabalho não é bem o “paraíso”. É um cotidiano tão estressante, que é raro encontrar uma mãe confiante e tranquila sobre o seu papel sem idealizar a família perfeita. A maioria se sente perdida e acaba se equivocando exatamente naquela que deveria ser uma de suas principais missões: a educação dos filhos.

Em A Culpa é da Mãe – Reflexões e Confissões Acerca da Maternidade (280 p., R$ 69,20), lançamento da Summus Editorial, Elizabeth Monteiro sentencia: a maternidade pode ser menos árdua e mais prazerosa.

Gostou? Tem um sorteio de um exemplar autografado pela autora no Instagram http://instagram.com/camillafalcaoreis PARTICIPEM!

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram