A escolha do pediatra

maternidade-dicas-pediatraA escolha do pediatra é uma das decisões mais importantes que toda mãe precisa tomar. Afinal, trata-se de uma pessoa que vai acompanhar seu filho (a) em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis. Por isso não deixe essa decisão para última hora. No momento em que você chegar da maternidade  começará a correria, e você não terá a calma nem o tempo necessário para refletir sobre o assunto. É ele a quem você vai recorrer nos momentos de maior aflição daqui em diante.

Marquei uma consulta antes do parto para esclarecer minhas dúvidas ( toda gestante tem milhões de dúvidas) sem a pressão de estar com um bebê chorando e palpites da família. Consegui dicas em relação a saúde, banho, necessidades nutricionais, tanto as minhas quanto as da Bianca, sugestões de livros… Mas um fator que foi decisivo na minha escolha foi a disponibilidade.

Assim como aconteceu com o obstetra que teve total disponibilidade de me atender sempre e esclarecer minhas dúvidas ( Uma vez liguei sábado a noite porque achei que o bebê estava soluçando e se era mal sinal) queria  um profissional capacitado e acessível. Pois além de ser mãe de primeira viagem eu não tinha suporte familiar algum já que toda minha família mora em outro estado. Era uma preocupação minha a facilidade de encontrar meu médico em caso de uma emergência , por exemplo.  Se ele ficava próximo onde eu moro, se eu tinha o celular dele, email. Se eu me sentiria a vontade de ligar no meio da noite com uma pergunta aparentemente tola.

pediatraPois afinal, seria esse profissional  a qual eu iria recorrer constantemente quando sentisse que a saúde da minha filha estria ameaçada de alguma maneira. Por esse motivo é essencial o conhecimento mutuo entre a família e o pediatra que se cria um vinculo de confiança e empatia.

A mãe sabe reconhecer mais que um médico profissional: uma pessoa que se importa com a família como um todo. é fundamental que você tenha liberdade para perguntar sem nenhuma restrição: se você sair do consultório com questões não respondidas é um sinal de que está na hora de repensar a escolha do médico. É nessa relação que você vai demonstrar toda a insegurança de uma mãe de primeira viagem e compartilhar as preocupações. ou seja, é importante que você sinta que, para o médico, seu filho é especial e único.

DSC05453
Bianca com o Dr. Silviano Cerqueira

Eu procurei bastante, pedi indicações e referências e no final confesso que a intuição contou bastante.

 

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram