Acne Neonatal (acne do recém-nascido)

baby-acne-reasons-with-care-tips

A chamada “acne neonatal” acomete cerca de 30% dos recém-nascidos. Pode surgir desde o nascimento, mas é mais comum entre a terceira e a quarta semanas de vida,podendo durar até os seis meses.

Ela surge em bebês com predisposição genética, e ocorre devido à liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e período pós-parto (a transferência de hormônios da mãe para o bebê é natural). A partir de 6 meses, essa liberação hormonal começa a normalizar e as glândulas sebáceas do bebê geralmente amadurecem o suficiente para lidar com os hormônios.

É mais frequente no sexo masculino, pela provável estimulação das glândulas sebáceas pelos hormônios tanto do neonato quanto da mãe.

As lesões formadas caracterizam-se por comedões abertos e fechados(cravos pretos e brancos),pápulas eritematosas(espinhas avermelhadas) e até pústulas(espinhas com pus). Acometem principalmente a face (bochechas,queixo e dorso do nariz).

Os pais não devem se preocupar, já que a acne costuma desaparecer espontaneamente, sem precisar fazer nada! Manter a pele do bebê limpa é o suficiente.

Algumas dicas:

  • Use sabonete neutro, próprio para bebê,1x/dia.
  • Não exagere nas lavagens, pois isso estimulas as glândulas sebáceas.
  • Não use óleos e pomadas para bebês no local, pois podem agravar o caso.
  • Jamais mexer ou espremer as lesões! Tenha paciência!
  • Em casos mais persistentes, consulte um dermatologista p/ avaliar a necessidade de tratamento.

Obs: existe também a acne infantil, que surge a partir do terceiro mês de vida. As lesões aparecem em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal. Elas também costumam desaparecer de modo gradativo em cerca de três anos. O surgimento dessa acne ocorre devido ao entupimento do folículo (canal do pêlo) e conseqüente liberação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele.

 

Por Vanessa Guará | Dermatologista

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram