Celulite em crianças

11039683_858558047538635_1551929165_n

Como assim celulite na face?? Isso mesmo! Celulite é uma infecção bacteriana aguda e profunda da pele (atinge o tecido celular subcutâneo).A infecção comumente envolve o rosto, ou os braços e pernas. Pode acontecer na pele normal, mas ocorre geralmente após algum tipo de trauma (corte, ferida), picada de inseto, conjuntivite ou infecções respiratórias superiores (amigdalite, otite, faringite, e principalmente a sinusite).

Em crianças, as lesões mais comuns acometem bochecha,cabeça, pescoço e regiões orbital e periorbital(em volta dos olhos).

A lesão começa vermelha, aumentando gradativamente a infiltração e edema. É acompanhada de dor e inflamação, e a criança pode apresentar mal-estar, febre e calafrios.

O diagnóstico geralmente é baseado na história clínica e no exame físico da criança. Pode ser necessária uma análise do sangue para a identificação das bactérias que provocam a infecção. A tomografia computadorizada também pode ser útil nos casos de celulite orbital e periorbital,para localizar a infecção e confirmar até onde ela se propagou.

O tratamento imediato ajuda a prevenir a propagação de celulite. O tratamento de eleição é o uso de antibióticos orais ou intravenosos, dependendo da gravidade do caso. Outras medidas de intervenção cirúrgica também podem ser necessárias, como a drenagem de secreções. Compressas úmidas mornas no local da infecção também ajudam.

➡ Na prática, fique atenta se surgir no rosto do seu filho uma “bolinha vermelha” parecida com espinha após uma picada de inseto ou algum traumatismo, ou se a região em volta dos olhos começarem a inchar e ficar vermelha após uma sinusite. Se a lesão aumentar aos poucos, ficar dolorosa, inflamada, e se a criança apresentar febre e desânimo consulte o médico sem perder tempo, p/ evitar possíveis complicações.

 

 

Por Vanessa Guará | Dermatologista 

 

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram