Cuidados com a pele do bebê no inverno

a36e7590-bfe8-11e3-a0d1-b73e106c1556_a74e9990-bf72-11e3-82de-6b149c337083_iStock

A gente sabe que a pele de bebê é sensível e precisa de cuidados especiais, certo? Esses cuidados se intensificam no inverno, quando a pele tende a ficar mais ressecada. O ressecamento da pele é denominado xerose, e pode desencadear crises de outras afecções, como a dermatite atópica, muito comum em bebês e crianças e que se manifesta por placas vermelhas que coçam bastante em qualquer parte do corpo, mas principalmente em pescoço, joelhos e cotovelos.

Pode-se evitar tal ressecamento através de cuidados relativamente simples no dia-a-dia! Recomenda-se evitar banhos muito quentes e demorados, evitar o uso de sabonetes antissépticos e de buchas ou esponjas vegetais. Tudo isso retira o manto hidrolipídico que lubrifica a pele, e como consequencia, ela resseca ainda mais. O ideal é dar preferência para sabonetes neutros e cremosos, lavando principalmente axilas, genitais e pés, enquanto que as outras áreas devem ser lavadas apenas com a água e leve espuma.

O uso de hidratante também é muito importante nessa época. Muitos bebês de poucos meses já podem apresentar atopia (alergia) e pele seca, precisando usar hidratantes. Dê preferência p/ os de formulação infantil, que são emolientes, hipoalergênicos e sem conservantes, mas é sempre recomendado consultar o médico antes. É importante ressaltar que a uréia, principalmente em concentração acima de 5%, dever ser evitada nessa faixa etária. Os casos de dermatite atópica podem ser graves e necessitar até mesmo de tratamento por via oral.

Quanto às roupas, prefira as de 100% algodão, e no frio intenso, sempre usá-las por baixo de malhas de lã ou sintéticas, para evitar prurido (coceira) e irritação da pele.

Se a criança fizer natação, recomenda-se que retire o cloro do corpo o mais rápido possível, pois o mesmo pode ressecar e irritar a pele.

 

Colaboração Dra Vanessa Guará
Dermatologista – CRM 5147
Instagram: @dermatomae

Imagens: Google

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Thaís Veríssimo
    jun 24, 2015

    Adorei a matéria!!! Estava bem preocupada com a pele do Gael que está bem ressecada, agora já sei como cuidar!!

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram