Decorando apartamentos pequenos

Decorar apartamentos pequenos é sempre um desafio, pois é preciso planejar bem os ambientes para não deixá-los pesados e com aparência de menores do que já são. Os imóveis estão cada vez mais reduzidos e apartamentos pequenos fazem  parte da vida de muitos de nós. Tendência devido ao valor elevado do metro quadrado, principalmente nas capitais. Cada vez mais gente vive em espaços que vão se tornando mais restritos. Para não abrir mão do conforto e aconchego é fundamental ter alguns cuidados.

moveis-planejados-apartamentos-pequenos

Os apartamentos ficam menores, e seus habitantes precisam dar um jeito de adaptá-los (ou adaptar-se) para maximizar o conforto possível. Algumas pessoas gostam e preferem os espaços pequenos, enquanto para outras isso é uma escolha imposta, ou mesmo um compromisso entre a realidade desejada e a possível no momento. Decoração nada mais é do que planejar o espaço com o objetivo de deixá-lo funcional e aconchegante.

Escolha o que deixar de fora. Não é porque estes objetos já estão lá ocupando o seu espaço que eles deverão ser mantidos indefinidamente – se livrar-se deles for aumentar a sua qualidade de vida, você pode vendê-los, doá-los, emprestá-los indefinidamente a alguém, ou mesmo providenciar para que sejam reciclados, dependendo do caso. O ideal é ter menos, e com qualidade – mas se você puder acrescentar o componente da multifuncionalidade, melhor ainda. Assim, a sua a cama terá gaveteiro, a escrivaninha terá estante para os livros de estudo, o sofá servirá como cama de hóspedes e assim por diante.

Privilegie a luz natural sempre que possível, e capriche também em uma boa iluminação artificial. A luz pode fazer o espaço parecer maior, além de mais vivo. Jogar com as cores também ajuda, mas já adianto que é comum dizer que um esquema de cores em que o piso é mais escuro, as paredes são mais claras e o teto é bem mais claro dá a sensação de que o espaço é maior. Em uma parede ou outra os tons fortes devem ser usados para emoldurar o espaço e ajudar na decoração. A cor da mobília também pode ser importante, jogando bem com o contraste em relação às paredes, ou mesmo procurando uma cor parecida com as delas, você pode obter a impressão .

Além das dicas de pintura mencionadas acima, espelhos são a dica mais freqüente para dar a impressão de espaço ampliado (e funciona mesmo – você acha que os espelhos nos elevadores estão lá só para dar oportunidade para o pessoal conferir seu visual?), e peças verticais, como abajures ou mesmo pôsteres, podem ser colocadas parcimoniosamente para ajudar a compor.

Evite o erro comum cuja raiz é a compra de um monte de móveis em tamanho menor que o normal. Para algumas pessoas pode até dar certo (com alguma sorte…), mas o ideal é comprar menos móveis, e em tamanho normal (mas nada de exageros!). Esqueça a idéia de ter um sofá apertado e 3 poltroninhas empilháveis. Mas meça bem antes de comprar, para não ficar com um trambolho que não cabe direito e toma espaço de outras utilidades.

A decoração da cozinha deve ser otimizada. Pois neste ambiente todos os utensílios devem estar em lugares de fácil acesso. Os armários devem ser planejados para comportarem panelas, copos, pratos e também mantimentos. Ao escolher a pia, prefira o modelo de inox, com espaço para o preparo de alimentos.  Ainda com móveis planejados, saiba o tamanho exato da geladeira, fogão e microondas para deixá-los embutidos.

Para decorar os quartos, o primeiro item é a cama. Se o quarto é pequeno, não pense em colocar uma cama no tamanho gigante, pois limitará o acesso ao cômodo. Tenha a medida do quarto e na hora de escolher a cama, lembre-se do espaço para circulação dentro do quarto. O guarda-roupa deve ser planejado e espaçoso, preferencialmente com portas de correr. Lembre-se, estantes e televisores, sempre suspensos na parede para otimizar o espaço. Por fim calcule o espaço e planeje o seu ambiente. Saiba que a decoração deve ter a sua cara e expressar a sua personalidade.

Você pode optar por moveis planejados que vão ficar perfeitos também, pois eles ficam exatamente do tamanho que você precisa e se você comprá-los de uma loja de muita qualidade, que faça a diferença você terá moveis lindos, de qualidade, bem acabados e que tenham um design incrível.

Uma outra forma de tornar o ambiente mais espaçoso é a integração de cômodos. Os espaços quanto mais abertos mais agradáveis são. Está em moda a prática de quebrar paredes e deixar os imóveis pequenos com aspecto de lofts, e chame um profissional para colocá-lo em prática (dê a ele a planta elétrica e hidráulica para evitar acidentes!)

Decorar-Apartamento-Pequeno-Fotos-Dicas-11

Você é como eu e tem muitos livros em casa? Invista em uma grande estante com design arrojado. Além de deixar o visual descolado, deixa a sua coleção bem organizada – e pode ficar até à mostra, na sala de estar.

moveis-para-apartamentos-pequenos

Essas são dicas básicas para quem tem vontade de deixar o seu cantinho mais aconchegante, E vamos desde já combinar que as dicas de vocês, adequadas à situação que vocês conhecem e vivenciam, serão muito bem-vindas nos comentários.

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram