Depois do “Terrible Two”

issue17two_ArticleImage

A maternidade nos mostra que tudo passa. Até aqueles momentos cansativos e cheios de birras, noites sem dormir… Tudo são fases. Claro que cada criança é uma e por isso uma fase pode demorar mais que outra, a criança podem ter temperamento diferente e por aí vai…

Agora que a Bianca entende mais, os ataques de birra simplesmente cessaram. O que está nos fazendo ter um momento maravilhoso de mãe e filha. Vamos à praia (sem surpresas). Saímos para vários lugares. Aliás, fazemos tudo juntas… E eu nunca me diverti tanto. Que fase deliciosa!

Ela está com 2 anos e 7 meses, esperei algum tempo para ter certeza se não era um momento ou a calmaria antes da tempestade, mas não, acabaram mesmo. Claro que tem dias que ela está enjoada. Mas todos nós temos esses dias. Em geral, ela é uma criança normal como qualquer outra.

Quando todos diziam que os Terrible Two passariam, eu não acreditava. Sair com ela sozinha era cansaço certo. E certos lugares eu evitava. Mas sim, existe luz no fim do túnel. Ganhei uma companheira educada e carinhosa. Antes sair era necessário um preparo todo, agora é uma delícia. Conseguimos ambas nos divertir.

Bee-21___

Então para você que está enfrentando essa fase digo que há sim uma luz no fim do túnel! Embora você não acredite essa também é uma fase que vai passar. Mas requer paciência (muita), compreensão, diálogo e ser firme – basicamente cumprir o que promete – “Se você não se comportar bem voltaremos para casa (olhando nos olhos)” e cumprir, mesmo que signifique que você vai deixar as compras e pendências para outro dia.

Defina limites e se atenha a eles. Limites também são forma de ensinar. Então não tenha medo de dizer “Não”. Claro que eu não fiz tudo como manda o figurino. Eu escolhia minhas lutas, porque dizer “não pode isso, não pode aquilo” pode ser bem cansativo. Pelo menos para mim era, e muito. Elogiar o bom comportamento é importantíssimo. Muitos pais se focam no que o filho fez de errado e esquecem de observar coisas que a criança fez direito e isso serve de estímulo.

Escrevo isso não como uma especialista, nem muito menos como uma super mãe. São dicas que depois de ler e me informar muito a respeito testei e que funcionaram com a Bianca. E, acima de tudo, deixar uma esperança para quem está passando por momentos de crise que sei que não são fáceis. Minha esperança é que tudo passa, mesmo que pareça improvável e nesse momento você não acredite que seja possível. Mas garanto a você, PASSA!

 

Fotos: Google Image e Juliana Ferreira Fotografia

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    eloiza
    fev 18, 2015

    Poxa Camila, esse seu post veio a calhar com o meu monento . minha Malú completará 2 anos em 04 de abril… Passei o carnaval na praia com ela, chegamos hj a tarde, estou esgotada…. Pois cansada é pouco… Sou mãe solteira … E tem dias que me sinto a pior mãe do mundo por me sentir cansada… Obrigada…

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram