Dicas de leitura durante a gravidez

Quem me conhece sabe da minha paixão por livros e quando descobri que estava grávida uma nova categoria se adicionou a minha cabeceira: Os famosos livros de gravidez, filhos e tudo relacionado a respeito.

Eu como uma leitora voraz devorei vários e esse post é justamente para falar de alguns deles.

livro-desvenda-a-gravidezO livro que é bem popular nos EUA ( Inclusive rendeu um filme) “O que esperar quando se está esperando”, eu li mas sinceramente  não gostei, nem indicaria. Evitou muitas ligações a minha Obstetra é verdade.  Mas me rendeu outras . Nele acompanha mês a mês os prováveis sintomas e como o bebê está medindo e como sua barriga deve estar parecendo naquele ponto gestacional. Isso achei legal. Mas tinham tantos sintomas que achei ( sério) que estava tendo todos eles! Ou estranhava não está sentindo e outros eu tive medo… Então fiquei um pouco aliviada quando terminei o livro.

 

 

tracyhogg

 

O “Encantadora de Bebês” que tem três exemplares um de capa azul e outro de capa rosa e um de capa verde indicado para crianças de 1 a 3 anos. O azul é bem teórico e faz tudo parecer tão simples eu indico a pular ele. O Da capa rosa eu digo e repito salvou a minha vida. Porque ele tem idéias mais práticas e acabei conseguindo colocar uma rotina para Bianca e fazer que ela dormisse a noite toda ( O sonho de toda mãe).

 

 

vidadobebe215

 

Comprei o tradicional “A vida do Bebê” do Rinaldo de Lamare. Esse é bacana porque a cada mês ia explicando os desenvolvimentos, dando uma noção de quantidade que ia mamar etc. E me ajudou com muitos detalhes. Mas nele há algumas páginas relacionadas com tudo o que seu bebê pode vir a ter e para quem está grávida é a pior parte para ler, eu recomendo pular essas páginas. Tem os cuidados de cada mês, testes de inteligência, os maiores perigos e eu me via acompanhando logo o mês seguinte ansiosa pelo desenvolvimento da minha pequena.

 

 

4d5b832481562c094e6b058f8cb7724e“A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra” da Laura Gutman mudou minha visão sobre maternidade. Nessa perspectiva a autora fala sobre o parto, a lactação, a fusão mãe e bebê, a comunicação com as crianças, sono, desfralde, a maternidade e o trabalho e o papel do pai nisso tudo. O texto é fluido e agradável e ela exemplifica relatando casos de pacientes que acompanhou. Pude perceber que muito do comportamento da minha filha estria ligado ao meu comportamento, e passei a respeitar muito mais cada necessidade dela e a cuidar melhor da “minha sombra” para que eu pudesse estar inteira e disponível para ela.

 

 

livros-pais-primeira-viagem-05

 

“O livro da Maternagem” da Thelma de Oliveira aborda os cuidados que os pais devem ter com seus filhos tanto na gestação quanto na infância. Sucesso de vendas dizem que veio para substituir o famoso e antigo “A vida do Bebê” o que discordo. Mas não deixa de ser um livro interessante.

 

vamos-ter-um-bebeO “Vamos ter um bebê” do Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz é ótimo, explica de uma forma leve absolutamente tudo sobre a gravidez, desde a concepção até o nascimento com diversos gráficos, explicações claras, checklists, muitas dicas e curiosidades. Todas as dúvidas que você provavelmente terá são respondidas no livro, e as explicações não são chatas, são curtas e diretas.

Inclui calendário completo com todos os passos das 40 semanas de gravidez, oferece dicas e curiosidades, planos de ginástica pré e pós-parto, exercícios de respiração e até receitas de culinária. E ainda um revolucionário capítulo sobre epigenética – não se assuste: isso quer dizer apenas que a mãe e o pai podem até controlar os genes dos filhos.

E mesmo após o parto também é útil, pois dá dicas e explica algumas situações pós-parto e também assuntos que deverão ser resolvidos antes, mas só serão utilizados quando você estiver com o bebê no colo, como por exemplo, como amamentar, como escolher o carrinho, como escolher o nome.

Espero que tenha ajudado e boa leitura!

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram