Dicas para incentivar seu bebê a andar

Mamães e papais, as crianças geralmente aprendem a andar por conta própria.
A maioria das crianças aprendem a andar de forma independente entre 10 e 15 meses, no entanto, algumas crianças precisam de um pouco de ajuda, a fim de dar os primeiros passos. Abaixo estão algumas idéias sobre como ajudar a incentivar o seu Bebê a dar os primeiros passos.

estimule-bebe-andarEntão, Certifiquem-se de que seu filho esteve tempo suficiente brincando no chão, de bruços, de modo que eles possam ter usados seus corpos para explorar o ambiente ao seu redor e terem fortalecido a musculatura para esta nova habilidade e marco motor.
Lembre-se também que seu filho já tenha iniciado a se puxar para ficar de pé com 12 até 14 meses de  idade.

 

 

 

 

1. Quando iniciar esse processo de ajudar seu filho a andar, mantê-los de pé, deixando-a mais ereta e estável possível, segure seu filho pelo seus quadris para que eles possam usar seus músculos do paravertebrais para ajudar na sua estabilidade e consiga dar um pequeno passo.

2. Também segurar os dedos de seu filho com os braços acima deles pode incentivar uma base avançada de apoio e levar a uma deambulação precoce.

3. Use um motivador como brinquedo, quando seu bebê estiver de pé apoiado em uma cadeira ou sofá, fique atrás dele de forma que force ao bebê girar seu tronco e tente alcançar o brinquedo, tentando se deslocar. Isso também irá ajudá-los a esticar uma mão e ficar mais independente.

4. Este movimento repetitivo irá ajudá-lo a fortalecer os músculos do quadril e ajudá-los ganhar mais estabilidade em seus pés.

5. Fique apenas alguns centímetros de distância deles sobre uma superfície atapetada de modo que eles tenham apoio e tração e estenda os seus braços, chamando-o.

Vale dizem que roupas volumosas, como roupas de inverno, por exemplo, podem tornar o movimento mais complicado e queremos para tal brincadeira que os quadris e pés fiquem livres para se moverem ao aprender um novo marco da coordenação motora grossa, como caminhar.

 

 

Raquel Jaskulski
Terapeuta Ocupacional
Membro da Assoc. Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – ABRATO

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Geisa
    jul 21, 2014

    Amei as dicas vou coloca-las em pratica bjs

  2. postado por
    Jenny
    jul 21, 2014

    Nossa amei as dicas!! Com certeza vou colocar em prática aqui!!
    Bjus

    http://www.papodemamaeamelia.com.br

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram