Idéias para usar fantasias em diferentes épocas do ano

Não é nenhum segredo que muitas crianças usam fantasias para ver filmes, peças de teatro, ou até para irem ao shopping. Mas muitas ficam guardadas passado as datas comemorativas.

Então pensei em um post com idéias para usarmos mais vezes e fazer do processo uma diversão e usar as fantasias – que na maioria das vezes não são baratas – em diversas ocasiões.

11653436_916438995083873_482486993_n

1) Brincar de ser o personagem. Sua filha pode ser uma princesa e até agir como o personagem da fantasia que ela usa. Nesse contexto vale até brincar dela imaginar como seria o dia da “Cinderela” por exemplo. Ou seu filho ser o Super Homem.

2) Fazer teatrinho. Criar uma história para o personagem e depois encenar. Essa atividade estimula o vocabulário, narração, o faz de conta e empatia de se colocar no lugar do outro.

3) Fazer aniversário do personagem ou de uma boneca com o mesmo tema. Usar a fantasia, fazer cartões de aniversário, um bolo e soltar a imaginação.

4) Chá da tarde com bonecas com direto a fantasias. Ou ver filmes de super heróis devidamente fantasiados.

5) Um festa entre amiguinhos. Pode ser um Piquenique. Tudo é válido.

6) Vale usar fantasias nas festas de aniversário. Aliás as crianças adoram e muitas festas infantis que tenho sido convidada eram de fantasias ou as crianças tem ido fantasiadas.

7) Desfile de moda.

Como podem ver a imaginação não tem limites. O importante é entrar na brincadeira.

11652045_916438998417206_1189857352_n

A fantasia (o conto de fadas), na verdade, fortalece a criança emocionalmente. Diverte, incentiva a imaginação e, ainda, a criança tem a oportunidade de se sentir diferente, de experimentar outras linguagens, de viver diferentes personagens e ter habilidades e características diferentes das suas. A fantasia pode ajudar a enfrentar obstáculos e medos, resolver conflitos.

Ser criança é maravilhoso. E incentivar esse lado lúdico, brincar vale ser incentivado. Você pode até entrar na brincadeira e descobrir que delícia é viver, mesmo que temporariamente, em um conto de fadas. Onde meninas viram princesas, médicas, fadas e os meninos super heróis, príncipes, engenheiros.

 

Imagens: Google

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram