Mamães e Papais, o seu bebê está pronto para dar um salto?

timthumbComo incentivar para ter um filho canguru em casa?

O seu bebê vai demorar um pouco até que comece a brincar de pular. Mas saibam que se colocar um centímetro que for fora do chão, estimulam a coordenação, força e, acima de tudo, coragem. Portanto, antes de seu pequeno começar a pular, ele vai primeiro testar o que seu corpo pode fazer.

Logo que completam 1 aninho começam a soltar o seu peso entre um pé e outro – é uma prática divertida até que possam saltar os dois pés do chão. Então, provavelmente, logo depois que ele atingir a marca de dois anos, seu filho vai aprender a saltar estruturas mais baixas, digamos, um degrau. Com cerca de 2 anos e 2 meses, estará com altas habilidade motoras para pular. Ficando fora do chão mesmo que seja por um segundo é emocionante – basta verificar o sorriso do seu pequeno canguru depois que ele aprende a pular.

A dica de brincadeira é dar mais espaço em casa para que ele possa aprender a saltar com segurança, colocando tapete emborrachado ou travesseiros.

Aqui estão algumas dicas de aprendizagem para saltar e  ajudá-lo a melhorar suas habilidades motoras e aumentar a sua confiança:

Prática de saltar como um sapo

Mostre ao seu filho como descer em uma posição de agachamento e jogar os braços para cima enquanto ele pula. A prática acabará o ajudando a aprender a saltar enquanto está de pé.

– Ir juntos. Segurando a mão de seu filho, ficar ao seu lado, dar um passo baixo e dizer: “Um, dois, três, pule!” e depois saltar juntos.

Dê-lhe uma mão. Tal como uma pipoca, quanto mais treinar o pulo ficará melhor, peça-o para esticar os braços para os lados ou colocar as mãos nos quadris, quando ele dá o salto. Estes movimentos ajudam com o equilíbrio.

Imitar um bichinho. Brinquem de imitar bichinhos, Tente um coelho ou um canguru.

Brinque de acertar o alvo. Marque com fita o local onde se deve pular, em seguida, usando algo estável com um degrau, incentive a criança a ir diretamente para o alvo. Isso provavelmente vai levar um pouco de prática, mas sempre se deve aplaudir toda tentativa de acerto ou erro.

À medida que seu filho comece a tomar vôo, não se esqueça de definir os limites sobre onde ele está autorizado a pular. Mesas, bancadas e todos os móveis devem estar fora dos limites para o seu lagarto pulador.

 

 

Raquel Soares D. Jaskulski 

Terapeuta Ocupacional / Ig e Facebook  Mamãe Cria e Brinca

 

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram