Mancha nos dentes

O dente é formado por três estruturas: esmalte, dentina e polpa. Em algumas crianças, o esmalte sofre distúrbios na época de seu desenvolvimento pré- eruptivo (ANTES de nascer)! E quando o dente permanente surge na boca, está manchado! Vários fatores podem ser apontados como causadores (somente se ocorrerem durante a formação do dente permanente, ou seja, a criança é pequena e só possui os dentes-de-leite na boca): – lesão no dente decíduo por infecção bacteriana – lesão no dente decíduo por trauma – febre – desnutrição – doenças hormonais – doenças hepáticas – doenças respiratórias – criança que nasceu prematura – alta ingestão de flúor.

É importante lembrar que a maioria das causas são possíveis prevenir! A melhor prevenção é levar a criança assim que nascem os primeiros dentinhos, para a consulta com o odontopediatra, o qual lhe passará importantes informações de como prevenir as manchas (cuidado com cáries, quedas, creme dental sem flúor… ) Em todos os casos acima, quando for o momento correto, é possível tratar com técnicas estéticas! Veja alguns casos: Mancha no permanente devido à lesão por trauma:

Dentes permanentes manchados devido à alta ingestão de flúor:

Flu

image

 

 

Beijinhos sem cáries Profa. Dra. Thelma Parada www.dentistadecrianca.com.br @dentistadecrianca

 

Foto: Google

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Carol
    jul 17, 2014

    Meu filho está com manchinha marrom no dentinho (ele tem 8 meses), já levei no dentista e ele informou não ser cárie, mas não soube me explicar o que era :(

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram