A maquiagem chegou às crianças

maquiagem-mini-missA maquiagem chegou às crianças. Como sabemos boa parte do aprendizado infantil se dá por imitação. Portanto, é super natural a menina se espelhar na mãe e repetir seu comportamento: se interessar por maquiagem, usar seus batons e sombras, calçar seus saltos altos, colocar seus brincos e colares. Sempre de forma lúdica e sem nenhuma preocupação com sua imagem pessoal.

O que era uma mera atitude infantil de “brincar de ser gente grande”, hoje em dia deixa o Brasil nos primeiros lugares dos países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil.

maquiagem-infantil

A criança acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança, quando vai para a escola ou a um passeio parece mais um mini adulto. O interesse cada vez mais precoce se deve tanto à cultura da moda, ao incentivo dos pais e à mídia que cria cada dia produtos mais chamativos, com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados.

 

Menina-mulher não é legal ( ao menos na minha opinião). O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem. Para ela, estar na moda é a melhor maneira de estar bonita, havendo o risco de erotização precoce.

slide-maquiagem-infantilAlém de queimar etapas na infância e estimular o desenvolvimento precoce da sexualidade, o uso da maquiagem pode provocar reações alérgicas, pois a pele da criança é mais fina e sensível que a de um adulto.

Especialistas alertam os riscos do uso prematuro da maquiagem. Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias.

Mesmo que a alergia não apareça de imediato, com o passar do tempo, a pele da criança absorve essas substâncias e, conseqüentemente, as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem, como uma tinta de caneta que contém substâncias em comum com as da maquiagem.

Geralmente, produtos de maquiagem voltados para crianças não contêm substâncias “pesadas”. O risco é quando a mãe empresta à filha seus produtos, o que acontece na maioria das vezes.

O melhor é usar a maquiagem aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), específica para o público infantil. Uma maquiagem infantil boa é aquela que sai mais facilmente (com água), diferente das maquiagens feitas para adultos. Mesmo a maquiagem infantil deve ser usada com moderação. Alguns produtos têm até o gosto ruim, justamente para que as crianças não levem à boca.

A infância passa tão rápido porque há tantas mães querendo “pular” essa fase tão gostosa e deixar a criança simplesmente com cara e pele de criança?

 

 

 

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Jake
    ago 4, 2013

    Concordo com você.
    Minha filha tem 2 anos e sempre me vê usando os esmaltes e fotografando para o blog. E vira e mexe quer usar também… Só que ela sabe que esmalte só em ocasiões ‘especiais’ e mesmo assim passo e tiro no mesmo dia. Maquiagem só batom muuuuuuito raramente. E sempre que ela está sem nada.. Falo que ela está linda assim.
    Os produtos ‘adultos’ principalmente esmaltes contem substancias que causam alergias em adultos, imagina em crianças! Substancias que as vezes lá fora são até proibidas!
    Temos que deixá-las crescer sem medo e a preocupação exagerada com a beleza.

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram