“ Meu filho não quer comer” !

“ Meu filho não quer comer” !

38_300x225_crop_q80Essa é a maior reclamação de muitas mães quando chegam no consultório.
Depois da fase da amamentação onde tudo que o bebê precisava vinha da própria mãe fica difícil nutrir essas crianças que cresceram e estão na fase do “gosto e não gosto”, mesmo que não tenham nem provado o alimento. É um verdadeiro drama para os pais e responsáveis pela alimentação dos filhos ter controle sobre o apetite deles.

A preocupação com o peso dos pequenos vem da nossa cultura de que para uma criança ser saudável ela tem que ser cheia de dobrinhas ou digamos “gordinha” e hoje se sabe que o peso acima do normal nos primeiros anos de vida pode contribuir para que essa criança se torne um adulto obeso, principalmente hoje em dia com a alimentação “ FAST FOOD” onde tudo tem que sido comprado pronto, industrializado, cheio de corantes, sódio, mais isso é outro assunto.

Para que uma criança cresça forte ela apenas precisa aprender a comer de uma forma saudável e para isso a família tem que aprender junto com a criança mudando os hábitos de todos em casa.
É comum a criança ter mudanças em seu apetite onde come muito hoje e pouco amanhã, mais claro que quando ocorrem mudanças com uma duração de tempo maior a criança deve ser levada ao pediatra para uma investigação mais criteriosa. É importante é nunca medicar a criança com cápsulas de vitaminas ou estimulantes do apetite sem indicação médica.

brincando de se alimentasrA criança é muito visual até com relação a sua alimentação, então pode ser que ela rejeite um novo alimento por não gostar apenas da aparência dele, logo a mãe tem que oferecer novamente o mesmo alimento de uma forma diferente, com um visual novo no prato, como com formato de algum animal, palhaço, onde pode estimular a criança a provar o alimento, o importante é não insistir para que ela não tenha raiva do alimento.

 

 

Dicas:
• É importante nunca forçar a criança a comer

• Monte um prato com um visual bonito

• Nunca pergunte o que a criança está com vontade de comer, apenas ofereça alimentos saudáveis para que dentro dessas opções a criança decida.

• Se a criança não se alimentou como você esperava no almoço, espere algum tempo para o apetite aparecer e ofereça novamente.

• Não faças trocas tipo: se você almoçar eu lhe dou um chocolate pois com o passar do tempo a criança tentará e talvez consiga apenas o chocolate sem trocas.

• Deixe a criança fazer o que ela sabe fazer de melhor : brincar, andar de bicicleta, patins, correr, jogar bola… atividade física além de saudável deixa a criança com mais apetite antes das refeições.

 

 

Por Artênia Alencar

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram