O desenvolvimento de cada bebê

fraldasSei que cada criança se desenvolve do seu jeito, a seu tempo e cada uma tem uma genética familiar própria. E que devo não ficar comparando minha filha com os demais bebês. Mas confesso que comparo! Pergunto a todas as minhas amigas sobre os seus bebês, as mães no consultório de pediatria, e vou sempre checar os livros a cada fase que o bebê se desenvolve. Certo não é. Mas eu fico preocupada. Não cresci com bebês por perto, minhas amigas em sua maioria tiveram seus filhos agora praticamente tudo junto. E como não moro perto dos meus familiares então pergunto e comparo mesmo. Não sei se minha bebê era para estar fazendo isso ou aquilo.

Me Preocupo, e muito, com seus peso e crescimento. Por que mesmo ela comendo super bem seu peso está abaixo do “indicado”? E sua altura, era mesmo para estar assim? Se você é como eu, saiba que o mais importante é ter um acompanhamento médico continuo. O pediatra vai observar se o aumento do peso do seu filho forma uma curva , mais ou menos paralela à curva da tabela da OMS. Pode ser mais para cima ou mais para baixo. Só há motivo de preocupação quando o formato da curva não segue o padrão  ( como quando o peso estaciona por muito tempo ou quando cai, e mesmo assim dependendo do histórico de cada criança). Nesse caso o pediatra vai avaliar como está a alimentação do bebê, ou, se ele tem uma dieta equilibrada. Também pode pedir exames para descartar outros problemas de saúde. Lembre-se que o ganho de peso diminui bastante de velocidade após o primeiro aniversário. Achei na internet uma tabela com o peso e altura média para os bebês para acompanhar melhor. Mas há também na própria caderneta de vacinação. Que há a curva de crescimento e o pediatra mesmo pode mostrar para nos tranquilizar de uma maneira bem mais exemplificativa. tabela_peso Agora que ela vai fazer daqui a pouco 10 meses estou mais relaxada. Levo ao pediatra sempre e cuido da sua alimentação. E aprendi que o biótipo dela é não ser aqueles bebês gordinhos mesmo. Mas isso não a faz menos saudável. Até porque desde quando gordura é sinônimo de saúde?
Mas quando vemos aqueles bebês todos na sala de espera do pediatra é difícil não comparar, ao menos difícil pra mim. E quando temos amigas com filhos de idade/meses similares a gente também compara o desenvolvimento. Tenho uma amiga que o filho dela tem vários dentes ( o primeiro nasceu com três) e a Bianca com nove, até agora, nenhum. Todos os casos normais. Apenas que quanto mais cedo é mais sofrido para o bebê. Minha filha anda desde os oito apoiada. Agora com nove dá três passos e cai com o bumbum no chão. Como disse acima, cada bebê tem seu tempo. Mas isso não nos impede de comparar. Com o tempo e experiência que vamos adquirindo compreendemos o que é ou não “normal” e a ter mais paciência para todas essas novas descobertas dos nossos filhos.

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram