O primeiro dia de aula

10850621_811730352221405_1736390237_nFaz uns três meses que a Bianca teve o seu esperado primeiro dia de aula. Não foi no começo do ano letivo, nem no meio do ano. Foi quando eu precisava realmente de uma folga e quando não agüentava mais ouvir de vários profissionais especializados que ela se desenvolveria muito mais rápido assim que começasse na escola. E, de fato, se desenvolveu.

Eu que já levava ela uma vez por semana na fonoaudióloga, pois ela falava pouquíssimo. Recebi o laudo dela muito por não ter convívio nenhum com crianças, já que os primos da idade dela moram em Fortaleza, os meio irmãos tem uma diferença de ano que 11 e 22 anos respectivamente e pouco convivem, não há convívio mesmo e que ela não era estimulada o suficiente . E uma coisa que ela disse e que eu aprendi é que televisão, ao contrário do que muitas mães pensam, é um retrocesso para fala.

E a adaptação dela na escola foi rápida e super fácil. Ouso dizer que não houve adaptação nenhuma. Mas para mamãe aqui… Foi sofrido. Chorei e liguei para escola umas quinhentas vezes… Depois fui relaxando e pude aproveitar e apreciar essas horinhas livres. Ela chegava mais cansada, o que fez com que ela passasse a dormir mais cedo. E passada uma semana a rotina entrou nos eixos.

Adoro organizar as coisas dela para ir à escola. Ver os trabalhinhos e morrer de emoção a cada rabisco. Ela fez amiguinhos, tem mil e uma festinhas na escola. Sério, nesses três meses na agenda escolar vieram mil e um convites! Haja presente! Sei que ela adora. Volta toda feliz.

O único contra foi que no início ela ficou doente direto. Desde resfriados, até uma virose feia. Todos me falavam que ela iria adoecer “Criar anticorpos”  mas não estava preparada. E filho doente é horrível. Não desejo a nenhuma mãe. Passei a dar vitaminas extras para aumentar a imunidade, receitadas pelo pediatra e vacinas em dia. Aconselho levarem ao pediatra perguntarem se há algo para aumentar a imunidade, se a vitamina que a criança toma já é suficiente. Tenho amigas que os filhos não pegaram nada. Tenho outras que ficaram na mesma situação que a Bianca. Não tem como prever e é algo que simplesmente não tem como evitar porque cedo ou tarde seu filho vai à escola, e não dentro de uma bolha.

Mas também é importante levar em consideração a escola escolhida e o corpo docente. Eu pesquisei bastante. Muitos fatores foram levados em consideração.

*Um deles foi porque os responsáveis são como uma família. Todos são super atenciosos e tratam a Bianca com muito amor e quem não quer que seu filho (a) seja tratado assim?

*Outro  foi a localidade. Perto de casa, facilita muito na hora de pegar e levar.

*O ensino que seu filho vai ter. Desde cedo é bom saber o que seu filho vai aprender ou não na sala de aula.

*Segurança. É importantíssimo saber se seu filho estará seguro. Deixar claro quem tem permissão para pegar ele (a) na escola e deixar o documento com foto. Melhor pecar por excesso.

* Saber se tem muitas crianças em sala. Porque com muitas crianças em sala dificilmente todas tem a atenção necessária, mesmo com a auxiliar ( E muitas  passam do limite).

*Preço. Os valores variam muito. Então pesquise um que não pese no orçamento familiar.

Que eu me recorde no momento esses são os mais importantes. Hoje em dia até no final de semana Bianca já pegou a Mochila e me deu tchau. Porque ela se diverte lá. Volta radiante. E ultimamente ela volta todo dia com um novo penteado. Adoro pegá-la escola que corre toda feliz  para me abraçar. Outras vezes me chama para mostrar algo novo ou até me apresenta um amiguinho (a).

Cada dia uma novidade, cada semana mais descobertas e vou percebendo que minha filha vai crescendo e que as primeiras vezes diminuindo. Mas não me importa, ela tem saúde e sempre também fui fã de segundas e terceiras vezes também.

10833762_811728685554905_1122889509_n

Hoje por exemplo já foi o último dia de aula e amanhã já é a apresentação de final do ano. Já recebi os trabalhinhos de final de ano ( todos aqueles rabiscos que , nós mães, achamos lindos). E uma coisa que fiz e vendo hoje que ficou super legal e valeu muito a pena foi ter tirado uma foto ela segurando uma quadro negro com “ meu primeiro dia de aula” e a data e “ Meu último dia de aula” e a data. Como foram poucos meses não teve uma diferença muito grande. Mas pretendo fazer próximo ano também. Acho que mesmo pelo pouco tempo ficou uma linda recordação. E super indo para vocês fazerem também e quadro negro é super fácil achar. A idéia eu vi no Pinterest faz tempo e consegui me lembrar.

 

10833653_811728692221571_2059047454_n

 

 

Três meses. Muitos aprendizados. Vários trabalhinhos. Tempo livro. Amiguinhos novos. Se valeu a pena? Muito!

 

*** A foto do primeiro dia de aula não está com a Bianca pois aparece o uniforme.

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Ilana Batista
    dez 8, 2014

    Adorei o texto Camila !!! Parabéns !!!

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram