Passo a passo para tirar o passaporte e o visto do bebê

001securedownload
 Viajar com bebê para fora é complicado porque temos muitas dúvidas, ao menos eu tinha ( e muitas). Pensando nisso montei um passo a passo bem explicativo e espero facilitar um pouco essa parte burocrática.

Primeiro passo o passaporte:

Documentos necessários:

  • Identidade do responsável
  • CPF do responsável
  • Certidão de Nascimento da criança

Agendamento

  • Preencha os dados pedidos e faça o agendamento num posto mais próximo de você (eles dão as opções existentes).
  • Imprima o detalhamento do agendamento.
  • Imprima  o protocolo da solicitação.

Autorização

  • Para crianças menores de 18 anos é necessário preencher uma autorização simples que pode ser preenchida clicando neste link: aqui! (levar no dia agendamento)

(Eu não levei, mas lá me deram o papel para preencher na mesma hora)

 Pagamento 

Quando você terminar de preencher será disponibilizado uma guia para pagamento – GRU – que custa R$ 156,07 .

Foto

  •  Os adultos não precisam levar fotos pois eles tiram na hora. Mas as crianças precisam levar uma foto 5×7 tirada em fundo branco.
  • Dica: A criança deve estar de boca fechada, olhos abertos, com uma expressão simples (sem sorriso, caretas… essas fotos não são aceitas).

A criança deverá estar presente no dia agendado para a solicitação do passaporte e também no dia da entrega.

Munidos de toda a documentação necessária para a retirada do passaporte, não demoramos nem 5 minutos na Polícia Federal. Facinho, facinho! Ufa!

Uma pena que o passaporte para bebês só é válido durante um ano. Então é aconselhável planejar a viagem antes de tirar o passaporte.

Validade

0 a 1

1 ano

1 a 2

2 anos

2 a 3

3 anos

3 a 4

4 anos

4 em diante

5 anos

 Passapote Checked! Agora vamos para o visto!

Dicas-Para-Viajar-de-Avião-Com-o-Bebê

Tirar o visto da criança quando os pais já tem visto válido é fácil!  Você não precisa fazer o agendamento, se acaso for fazer somente o visto do seu filho.
Um dos pais (somente um poderá entrar) deverá ir ao Consulado de segunda à sexta, e levar os seguintes documentos:
• Os passaportes originais dos pais, contendo vistos válidos (caso o seu visto esteja em um passaporte vencido, bom levar o passaporte atual também)
• Protocolo de pagamento da taxa do visto U$ 160,00 (Que pode ser  feita com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, devendo imprimir uma ficha de depósito com a quantia correta da MRV e o número do recibo. Outra opção é pagar por boleto bancário).
• Passaporte válido da criança/bebê
• Uma foto 5×7 com fundo branco, e orelhas visíveis ( tirada recentemente – máximo 6 meses)
• Uma cópia autenticada da certidão de nascimento
• Preencher, imprimir, assinar e apresentar o formulário DS-160 (Etapa MUITO chata!)

Caso os pais não tenham visto:

– Primeiro preenche o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/  (tem uma nova opção de você colocar sua foto, você tira uma só de rosto, num fundo branco e carrega a imagem no site, tem ate dicas de como tirar no próprio site e no mesmo eles mesmo aprovam ou não)
– Pagar a taxa de solicitação de visto U$160,00 (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone ,em dinheiro em qualquer agência do Citibank, devendo imprimir uma ficha de depósito com a quantia correta da MRV e o número do recibo. Outra opção é pagar por boleto bancário.

Eu preferi pagar pelo telefone onde marquei a entrevista e a coleta dos dados biométricos dois dias antes. Prático. Só preste atenção de anotar o número do comprovante de pagamento da taxa MRV pois vão lhe pedir depois!

Mesmo tendo feito por telefone você também pode optar por marcar pelo site  http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome
Com o passaporte e os dados em mãos você vai criar uma conta http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login

Para criar um cadastro do solicitante principal, preencha os seguintes campos utilizando as informações do passaporte do solicitante principal. Certifique-se de inserir o número do passaporte correto do solicitante, data de nascimento e nacionalidade (país que emitiu o passaporte). Após criar o cadastro do solicitante principal, você poderá adicionar membros da sua família. Você vai escolher o local do CASV Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e depois o local da Entrevista.

Marcado o CASV e a entrevista ( que normalmente é feita dois dias depois)

Próximo passo: Vai ao CASV para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Depois na entrevista do consulado apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160
– Para tirar o passaporte de criança/bebê que os pais já tem passaporte precisa levar o passaporte de ambos e os documentos de quem irá pagar a viagem. Lembre-se de não levar o celular. Eles barram a entrada dos aparelhos mesmo estando desligados, sem bateria etc. Há pessoas fora como um “guarda-volumes” oferecendo o serviço por R$ 5,00 ( Eu fui novamente na agência do meu banco e deixei o meu com a gerente. Como amo esse banco! )

Para tirar o passaporte de criança e dos pais, levar todos os documentos que puder comprovar que tem raízes no Brasil, Imposto de Renda, escrituras, documento de carro, casa, seguro, investimentos, etc.. Certidão de casamento, comprovante de residência, é importante levar também e informar os dados da viagem, quantos dias pretende ficar, onde pretende ficar, onde pretende ir, motivo da viagem.

Uma coisa legal é que tanto para tirar o passaporte quanto para o visto existia a fila preferencial, evitando assim o incômodo de ficar esperando. Tudo foi bastante rápido até. Outra é que você escolhe se vai pegar o passaporte ( com o visto) no CASV ou se prefere receber em casa ( Eles dão em média 12 dias para chegar em sua residência). Eu como não tenho tido as melhores experiências com o correio preferi pegar lá mesmo. Eles notificam por email e você agenda ( sim, novamente) um horário e dia para pegar.

Esclarecido? Agora é se preparar para viajar….

 

 

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Lidiane Lourenço C Curvello
    abr 29, 2013

    Adorei! Muito útil. Vou usar para o próximo ano! bj

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram