” Por favor, obrigada e desculpe” – As três expressões mágicas

20130403231809Sabemos que crianças aprendem com exemplos e os primeiros exemplos que ela tem são dentro de casa.

As pessoas ficam impressionadas como a Bianca executa as “três expressões mágicas” direitinho. “Com licença” seria a terceira pelos dizeres populares, embora ela também fale, acho mais louvável o fato dela saber pedir perdão desde cedo, por isso substituí como a terceira.

 

Não posso levar todo crédito, embora eu adoraria. Claro que eu ensinei, ela observa eu falar, mas acho que o “Por favor” veio simplesmente da televisão. Isso mesmo que você está lendo. Já reparam que durante o desenho da Peppa ela repete e pede aos pais sempre o “Por favor?”. Por isso desenhos educativos, atividades, exemplos e estimulação são tão importantes. Nossos filhos são crianças agora, mas em um piscar de olhos não serão mais e, como dizia minha mãe, a educação é o que você pode dar de mais valioso.

Ela agradece o que ganha, pede desculpas, faz coisas que eu ensino e muito ela vê. Cada dia é uma nova expressão que ela aprende e me surpreende ao falar, como “vai com Deus”. Um mundo de descobertas. Criança é o resultado do meio que ela vive. Muitas vezes confundimos que educação é a escola que dá. A escola ensina, faz parte do aprendizado. A educação da criança fica por parte dos pais.

Minha dica é estimular para agradecer tudo que ganha com um “obrigada” ( Agora quando eu agradeço ela ainda fala ” de nada mamãe”)

– Mostrar que deve pedir por favor ( e repetir sempre)

– Pedir desculpas quando fez algo errado e mostrar que o que fez está errado para que ela aprenda aos poucos.

– Cumprimentar todos com um Bom dia/Boa tarde/Boa noite.

Não é de um dia para o outro, não é simples como dizem os livros, não existe jeito certo, mas se tornará muito mais fácil, se você tiver esses mesmos hábitos. É importante passar bons modos e amabilidade as crianças. Afinal, eles não serão crianças para sempre.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
John Dewey

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram