Porque eu decidi optar pelo Enfagrow

Minha mãe, sogra e algumas amigas com filhos mais velhos ( até mesmo os que tem filhos mais novos) perguntam porque eu não dei o leite “Ninho” quando ela completou um ano e optei por dar as famosas “fórmulas infantis” .

Para a criança, o DHA, EPA e ARA são essenciais durante a gestação, durante os seis primeiros meses de vida, e de grande importância ao longo da infância, por terem um papel importante na formação da visão e do cérebro.

Passando a fase da fórmula ( a partir de 1 ano), o DHA some de todos os produtos infantis, exceto alguns iogurtes. Nenhum “Ninho” ou “Sustagen”, por mais caro que seja, possui o DHA. Nas farmácias não se encontravam nada para criança enquanto em outros países há muita opção. Essas coisas só passam a ter importância no mercado quando viram moda. Até que lançaram duas opções de fórmulas infantis ( que eu conheça) após um ano de idade: O Enfagrow e o Aptamil 3.

TRABALHOS1111

Quando viajei para Fortaleza, vi que não há em NENHUMA farmácia sequer uma lata de Enfamil. Liguei para Mead Jonhson e eles falaram que não existia mesmo. Fui conversar com meu pediatra a respeito e ele disse que simplesmente a demanda é tão grande para os estados do Sul e Sudeste que eles não conseguem abastecer o restante dos estados.

Mas o que é o DHA?

DHA, ou Ácido docosa-hexaenoico, é um ácido do tipo Ômega-3, encontrado principalmente em peixes de água fria como salmão e anchova.

Em conjunto com o EPA (Ácido eicosapentaenoico), outro ácido também do tipo Ômega-3, e com o ARA ou AA (Ácido araquidônico), um ácido graxo da família Ômega-6, contribuem em um bebê para o desenvolvimento da visão e do sistema nervoso. Todos estes componentes são encontrados não somente nos peixes de água fria mas também no leite materno.

Um estudo publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition apresentou que as mães com as taxas mais altas de DHA no sangue na hora do parto tiveram filhos que posteriormente obtiveram pontuações mais altas em testes de inteligência.

O ideal é consumir em torno de 400g de peixe por semana durante a gestação, o que é equivalente a 3 pedaços do tamanho de um palmo cada. O hábito deve-se manter durante a amamentação, pois o leite materno vai apresentar mais DHA se a mãe mantem a alimentação rica neste componente. Se a mulher não gosta ou não consegue manter o hábito de consumir a quantidade recomendada de peixe, existem suplementos onde o recomendado é consumir em torno de 200mg por dia.

Mas o DHA e ARA continuam sendo importante após o primeiro ano de vida?

SIM, eles são importantes para a vida toda. O DHA e ARA evitam ou atrasam ou Mal de Alzheimer e outro declínios da capacidade mental. O DHA diminui os riscos de se ter câncer e o ARA diminui os riscos de um ataque cardíaco. Você não ouve falar tanto de margarina e suplementos com Ômega-3?

Assim como muita coisa no desenvolvimento de uma pessoa, o que leva ela a ser mais ou menos inteligente sofre influencia de uma infinidade de variáveis, e nenhuma delas é garantia de algum resultado, seja positivo, seja negativo. Como muita gente diz, não dá para generalizar.

Mas também não se pode negar a estatística e os avanços dos estudos científicos. Certas variáveis podem aumentar em muito a chance da criança se desenvolver melhor.

Quero deixar claro que o leite materno continua sendo o melhor alimento. Ele contém as quantidades necessárias de DHA e ARA. Mas o que eu quero falar é quando não se pode ( por inúmeras razões) amamentar.

E você que tem acesso a todo o tipo de informação e tem condições porque não dar o melhor a seu filho (a)? Não que o leite “Ninho” vá fazer mal, muita gente deu e deu tudo certo. Mas se você sabe que o leite com DHA é melhor, você descartaria porque no passado deu “certo”? Eu optei pelo Enfagrow.

Família Enfagrow

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Lidiane Lourenço C Curvello
    jun 11, 2013

    E não é incrível a quantidade de descobertas e melhoras para as pessoas com o passar do tempo? Como não ter crianças e futuros adultos melhores, mais saudáveis e mais preparados com toda essa tecnologia e conhecimento disponíveis?

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram