Quero meu corpo de volta!

emagrecer-apc3b3s-o-parto Durante nove meses, uma mulher grávida vê seu corpo passar por uma transformação incrível. Há vários de livros sobre gravidez que descrevem com detalhes as mudanças físicas em seus seios e na sua barriga a cada mês da gravidez. Onde está o livro que mostra as mudanças em seu corpo depois do parto? Ninguém parece ilustrar a mulher voltando à forma.

Nosso desejo é de conseguir enfiar-se dentro das nossas calças favoritas e largar definitivamente a roupa de grávida, mas nem sempre isso acontece como esperado.

Uma ilustração é clara: a de que se espera que a mãe volte a sua forma de antes da gravidez rapidamente. Não sei de onde surgiu essa regra (tenho certeza de que o cara que inventou o sutiã e o salto alto tem a ver com isso), mas acho que você concordará que voltar à forma depois do nascimento do bebê é tão importante para a mãe quanto amamentar é para o bebê. E essa tarefa fica bem mais difícil quando ganhamos mais que o máximo de peso indicado ( Em torno dos 12kg).

Quer saber o que pesa tanto no corpo da mulher para esse aumento de peso ser tão significativo?
Peso aproximado do feto: 3,4kg
da placenta: 650g
do líquido amniótico: 800g
do útero: 970g
das mamas: 405g
Peso aproximado gerado pelo inchaço: 1,5kg
Peso da reserva (pneus, gorduras acumuladas para a proteção do feto e estoque de armazenamento de nutrientes caso seja necessário ao bebê): 3,5kg

Como sempre, o que a sociedade deseja que façamos e o que realmente fazemos são duas coisas bem diferentes. Talvez, nesse caso, deveriam mesmo ser diferentes. O corpo de uma mulher depois do parto afeta muitos outros aspectos da vida dela: confiança, relacionamentos, e, o mais importante, o guarda-roupa. Além de lidar com seu próprio corpo e a nova rotina, a mulher também tem de lidar com a pressão de perder peso.

De onde vem essa pressão para perder peso depois do parto? É possível voltar à forma de antes da gravidez ou isso é uma lenda urbana? Quais são as maneiras de maior sucesso para que a mãe que acabou de ter bebê possa recuperar sua forma? Algumas possíveis respostas seriam:

Aquelas celebridades conseguem, por que eu não?
Por alguma razão, esperamos que nossos corpos retornem exatamente à mesma forma de antes da gravidez. Por que temos essa expectativa? Ah, sei lá. Será que é porque somos bombardeadas com uma imagem atrás da outra de mães famosas que voltam à forma de antes da gravidez em questão de horas? Será que não são os artigos de revistas que gritam conosco cada vez que entramos no supermercado, com suas capas que insistem para que façamos exercícios, fiquemos em forma e sejamos “mamãe sexy?”. Por exemplo, você viu a Gisele Bündchen grávida? Ela não tinha um sinal sequer de inchaço no rosto ou uma camada extra de inchaço em seus tornozelos? Qual é? Gisele é a representação do que a mãe comum deveria ser após o parto? Acho que não. Como a mãe comum pode competir?

TRABALHOS2

Creio que devemos deixar as celebridades para lá. Cancelar as assinaturas de revistas e, principalmente, desligar a televisão! Torturar-se ao ver as imagens pós-parto da Luana Piovanni, Daniela Cicarelli e a Claúdia Leite ( Incrível ela!) não ajuda absolutamente em nada para que seu corpo seja colocado em perspectiva. Quem sabe o que elas fazem para perder peso tão rápido e, melhor, quem se importa? O fato é que perder peso é prioridade para as celebridades por causa da profissão delas. Imagine a pressão que elas devem sentir e o que estão dispostas a fazer para parecerem magras depois de terem de fato engravidado. Fico muito chateada com o fato de a mídia querer recompensar o sucesso e castigar as pobres almas que não têm as mesmas condições ( Sorte, genética também estão nesse quesito!). É triste ver essas mulheres perfeitas em um dos nossos momentos mais vulneráveis das nossas vidas. Dá uma sensação de impotência e de culpa…

dicas-para-se-manter-em-forma-apos-a-gravidezA questão aqui não é o que as famosas estão fazendo para perder peso, mas sim o que o novo padrão de suas imagens esbeltas criou para o resto de nós. Particularmente, a sociedade e talvez (respire!) nossos maridos podem pensar e até dizer (respire novamente!): “ Se a Angelina Jolie consegue perder peso tão rápido, por que você não consegue?” Depois de tirar seu punho do estômago do seu marido após ele fazer tal comentário, sua resposta pode ser a seguinte: “ Quando você for parecido com o Brad Pitt, pode esperar que eu me pareça com a Angelina “. Mas isso é divagação. Toda essa baboseira de celebridade auxilia demais na pressão que as mulheres sentem para perder o “peso causado pelo bebê”.

images (2)Então vamos tentar curtir ao máximo esse momento e tentar não nos cobrar tanto. Cada corpo reage de forma diferente e para muitas de nós, voltar ao antigo corpo é uma tarefa difícil. Mas tenho fé. Pelo menos minhas calças jeans 36 continuam ali me esperando e , em breve, pretendo que elas me aceitem de volta.

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    marilana
    mar 17, 2013

    Show

  2. postado por
    marilana
    mar 17, 2013

    Ameiiii

Siga nosso Instagram e aproveite cada detalhe!

Join to Instagram